• Le Fort Bucomaxilo

Sou classe III (queixo para frente). Devo fazer a cirurgia Ortognática?

Olá, tudo bem com vocês? Hoje vamos falar um pouco sobre os pacientes Classe III,

também citados como prognatas, são caracterizados normalmente por um conjunto de

deficiência maxilar (maxila com pouco volume) e excesso mandibular (maxilar inferior e queixo muito para frente) e está bastante relacionado com tendências hereditárias. Essa condição faz com que haja uma preocupação estética, principalmente em mulheres por tornar o rosto mais masculino, e, também, funcional, uma vez que o maxilar superior e o inferior não encaixam da forma correta, sendo difícil até mesmo uma compensação ortodôntica (com aparelhos dentários) já que o principal problema é ósseo e não dentário.


Devido a esta dificuldade de encaixes dentários e protrusão mandibular (maxilar inferior muito para frente), é comum alguns pacientes desenvolverem dores articulares (na região anterior ao ouvido), percebidas durante a mastigação, ao acordar, ou até mesmo de forma contínua com uma sensação de “cansaço e peso” na face. Dependendo do grau de severidade da deformidade, o paciente pode desenvolver

problemas fonéticos (dificuldades na fala), deglutição (dificuldade para engolir os alimentos, uma vez que não consegue triturar os alimentos de forma efetiva na mastigação) e psicossociais, com autoestima baixa e pouca inclusão no meio social. Esse conjunto de fatores faz com haja uma diminuição da qualidade de vida podendo levar a diversos problemas secundários.


Você se identificou com nosso assunto do dia ou conhece alguém que se encaixe nessas

características? Ficou com alguma dúvida no tema? Não deixe para tirar suas dúvidas depois e entre agora mesmo em contato conosco e até a próxima!


#bucomaxilo #bucomaxilofacial #bucomaxilomaceio #cirurgiabucomaxilofacial #implantesdentarios #implantes #implantebucal #cirurgia #ctbmf #cirurgiaoral #cirurgiabucal #dtm #cirurgiaortognatica #ortognatica #ortognatico #parestesia

138 visualizações