top of page
  • Le Fort Bucomaxilo

O que é DTM? Entenda!

A articulação temporomandibular (ATM) é uma articulação com algumas diferenças particulares das encontradas no joelho, por exemplo, uma vez que atua bilateralmente na produção dos movimentos mandibulares que permitem a fala, mastigação, deglutição e respiração. Tomada sua devida notoriedade em nosso dia- a- dia, fatores como os desarranjos dentários, estresse, hábitos parafuncionais (roer unha, morder caneta, apertamento dentário, bruxismo), doenças articulares como artrite e artrose, psoríase (doenças auto- imunes), depressão, trauma, podem desencadear alterações morfológicas e inflamatórias que geram dor, limitação da abertura bucal, luxação mandibular (travamento em boca aberta), estalidos e creptações.


Normalmente os pacientes apresentam mais de um fator causador, o que torna mais difícil o seu diagnóstico e tratamento. Nos pacientes sintomáticos a primeira medida tomada é a busca por um médico Otorrinolaringologista. São realizados exames clínicos e complementares, como a audiometria para descartar problemas otológicos. Em seguida, o paciente é encaminhado ao cirurgião Bucomaxilofacial para avaliação e tratamento.


A linha de tratamento das patologias articulares são visadas seguindo a linha do mais conservador para o mais complexo. Nos casos em que há preservação da morfologia articulares e dor muscular, normalmente a fonoterapia/ fisioterapia consegue resultados promissores. Entretanto, na disfunção dos arranjos internos da articulação, como o deslocamento ou perfuração do disco articular, tratamentos cirúrgicos podem ser indicados. A artroscopia da articulação tem sido um bom aliado no diagnóstico e tratamento destas doenças por se tratar de um procedimento cirúrgico minimamente invasivo que proporciona um alívio, visualização direta da articulação via vídeo, e aplicação de material para viscosuplementação intra- articular. As cirurgias abertas envolvem o reposicionamento do disco articular, remoção de parte da eminencia articular nos casos de luxação recidivante, retirada do disco articular, e substituição articular total com prótese.


Você apresenta algum destes sintomas? Entre em contato e marque uma consulta!


220 visualizações
bottom of page