top of page
  • Le Fort Bucomaxilo

Um pouco de História da nossa especialidade

Nada mais justo do que começar o blog contando um pouco como tudo começou.

A Cirurgia Bucomaxilofacial está presente em nossas vidas muito antes de virar uma especialidade Odontológica. A partir de 1600 anos a.C, com o papiro cirúrgico de Edwin Smith, eram obtidas informações sobre como eram tratadas as fraturas no Egito Antigo, visando técnicas para o manejo cirúrgico dos pacientes. Ganhando, dessa forma, tamanha notoriedade que chamou atenção do pai da medicina, Hipócrates. Este, foi um dos primeiros a utilizar as técnicas de amarrias, na época com fios de linho ou ouro, para o tratamento das fraturas dento- alveolares.

Alguns acontecimentos pouco recordados, mas extremamente necessários a nossa especialidade foram a descoberta da anetesia, em 10 de dezembro de 1844 pelo Cirurgião- Dentista Horace Wells, os progressos da anti- sepsia por Luis Pasteur e a descoberta dos Raio- X por Roentgen em Dezembro de 1985.


A partir da Segunda Guerra Mundial a especialidade ganhou um "boom" para o que conhecemos hoje. As multiplas vítimas em massa e os incontáveis combatentes de guerra ceifados em suas faces obrigaram aos governos das grandes frentes a investirem em tecnologia e profissionais para os tratamentos das fraturas faciais. 

Na década de 50, surge no Brasil a Sociedade Brasileira de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial criada por Dr. Mario Graziani- determinante. na evolução da especialidade no nosso país. Por fim, na década de 70, o Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial é criado como a maior entidade da nossa especialidade em terreno brasileiro. 

A tecnologia tem sido nosso aliado no tratamento de todos seus segmentos, em especial, no tratamento de deformidades dento- faciais. Se você deseja seguir carreira, é mandatório conhecer a nossa história!


16 visualizações
bottom of page